01/03

Carro envelopado

Adesivos deixam a superfície do automóvel fosca

No começo do século alguns táxis em São Paulo eram totalmente envelopado, ou seja, tinha o carro completamente coberto por um adesivo, geralmente de cunho comercial.

No entanto a maioria da categoria reprovou a ideia, mesmo porque os taxistas lutaram para que a cidade adotasse o modelo de cor branca, como vemos hoje por aqui.

Agora parece que esta tendência quer voltar, desta vez sem qualquer relação com os táxis da capital paulista, é mais uma questão de estilo.

O Grupo Day Brasil, distribuidor do segmento de artes gráficas, traz ao mercado brasileiro a linha para envelopamento Mactac Macal 9.800 PRO, composta por filmes de PVC flexíveis, calandrados com um adesivo acrílico permanente com 100 opções de cores que, após aplicados e moldados sobre a lataria limpa do carro, conferem ao veículo personalização sem mexer na pintura.

Os benefícios do envelopamento em relação à tintura fosca estão na facilidade de aplicação, durabilidade, preço acessível e facilidade na remoção, preservando a tinta já existente. No caso da pintura aplicada diretamente no automóvel, não é possível remover, caso o proprietário não goste do resultado, será necessário pintar novamente o veículo.

Aplicar o adesivo é um trabalho artesanal, que requer experiência profissional, auxílio de um soprador térmico, cuja temperatura pode chegar a 630º C, além de cuidados adicionais do proprietário do carro.

Após a adesivação, a higienização deve ser feita apenas com água e sabão neutro, que não agridem o adesivo permitindo que permaneça por mais tempo. A utilização de máquinas de alta pressão e produtos de limpeza e lavagem pode corroer ou descolar o adesivo.

Tinta na lata

Algumas montadoras, seguindo essa nova tendência, já saem com alguns carros com a pintura fosca, como a Ferrari e Lamborghini. Entretanto é possível fazer este tipo de serviço em um carro comum, para isso é preciso procurar uma oficina especializada.

A tinta usada para dar esse efeito no carro é de poliuretano, e dispensa outros tipos de materiais porque não precisa de brilho, no entanto, uma das desvantagens deste tipo de serviço é que qualquer batida ou amassado no carro pode ser visto com certa facilidade.

Fonte: Auto Vrum