14/03

Conheça as principais tendências na moda automotiva

Quando enjoamos de uma roupa, por exemplo, podemos variar ou comprar uma nova peça para sair da “mesmice”, certo? Isso – infelizmente – é impossível com os automóveis. Até porque (salvo exceções) é improvável trocar de carro toda semana só por não gostar mais de sair com aquele modelo prata sem graça. Bem, como dizem: “seus problemas acabaram”!

O iG Carros separou os cinco itens mais procurados na personalização automotiva para seu possante. Há recursos para todos os gostos e bolsos, desde adesivos até LEDs e câmeras de ré. Tudo para dar um banho de loja em seu veículo.

Teto envelopado

Envelopar somente o teto do veículo é a nova moda entre os carros. É mais discreto e também mais barato.

A febre do envelopamento de carros começa a tomar uma nova forma. Agora em vez cobrir todo o veículo com a película colorida, a moda da vez é adesivar somente o teto. A personalização parcial da lataria custa entre R$ 250 e R$ 550, dependendo do material utilizado e a técnica de aplicação. “Isso é moda mundial! A película preferida dos clientes que adesivam somente a capota é no tom Black Piano. Essa opção responde por 90% desse tipo de trabalho em nossa loja. Mas há também imitação de fibra de carbono, cores vibrantes, bandeiras, desenhos personalizados. Tem até cromado”, afirma Leandro Del Grande, gerente da Foscomania, de São Paulo (SP).

Rodas Coloridas

Não basta apenas mudar a cor da lataria. A moda agora é pintar também as rodas.

Depois das pinturas exóticas e o teto de outra cor, outro componente dos carros que vêm sendo personalizado são as rodas. A alteração da coloração, segundo Thiago Franky, da Colonial Racing, não faz distinção de aro. “Pintamos desde rodas aro 13” ao tamanho 21” ou mais”, revela o gerente da oficina. Os tons mais pedidos são preto e grafite, mas há também solicitações por tons mais vivos, como branco e vermelho. O preço do serviço varia de R$ 150 a R$ 250 por roda e de acordo com sua dimensão.

Central Multimídia

As melhores Centrais Multimídias reúnem recursos como GPS, televisão e até câmera de ré.

Imagine um simples Palio equipado com GPS, Bluetooth, televisão digital, DVD, disco rígido para armazenar arquivos e até câmera de ré? A Fiat, infelizmente, não oferece isso tudo em seu compacto, mas no mercado paralelo é possível equipá-lo com isso tudo e mais um pouco e de forma simples. As chamadas “Centrais Multimídias” reúnem todos esses equipamentos e podem ser instaladas em variados carros sem a necessidade de modificar o painel. “As centrais foram desenhadas de acordo com o desenho dos automóveis. Por isso não é preciso cortar nem adaptar o painel”, tranquiliza Thiago Pereira, atendente da instaladora Diver Som, de São Paulo. Dependendo da quantidade de recursos e para qual veículo ela servirá, a central multimídia custa entre R$ 1.200 a mais de R$ 4.000.

Lâmpadas de LED

Que tal faróis de LED no Uno? Cada filete de 30 cm custa apenas R$ 10,00.

Após a Audi lançar a moda dos faróis de LED com o esportivo R8, grande parte das montadoras resolveu seguir esta tendência. Porém, você deve ter notado que não é preciso ter um carrão alemão para utilizar uma iluminação deste tipo. Uma fita de LEDs já é vendida no Brasil, importada da China, capaz de incrementar o visual de todo tipo de carro. A loja especializada em personalização automotiva Tuning Parts, por exemplo, cobra R$ 10 por 30 cm da iluminação e R$ 16 no modelo de 16 cm. É só colar a fita – que já vem com adesivo – e ligar o fio na conexão do farol. Orlando Neto, responsável pelas vendas do estabelecimento consultado, disse não existir problema quanto à segurança, “os cabos são até a prova d’água”, disse Neto. Segundo ele, atualmente os LEDs brancos são os mais vendidos, principalmente nos hatches.

Envelopamento Colorido

Foi-se o tempo do preto fosco. A moda do envelopamento agora começa a partir para outras cores.

Os carros envelopados continuam fazendo a cabeça do consumidor que procura uma nova cara para seu veículo. Porém, ao contrário do que acontecia no início da moda, a procura pelo envelopamento preto fosco caiu, segundo Alba Lorena, sócia da loja Preto Fosco. “A tendência agora é o branco brilhante”, disse Alba. Ela completou explicando o porquê da mudança na preferência dos clientes: “esse adesivo é procurado, principalmente, para os carros que não são vendidos em outras opções de cor além do prata e preto”, completou. É o caso dos modelos vendidos pela Hyundai. A nova tendência custa em média de R$ 1.500 a R$ 3.500. Os cuidados com este tipo de envelopamento são os mesmos dos outros modelos, como a não utilização das máquinas de pressão e uso do sabão neutro.

Cuidados com a lei

Embora algumas dessas mudanças sejam simples e acessíveis é importante lembrar que alterar a configuração de um veículo exige uma comunicação ou autorização dos órgãos fiscalizadores. Trocar a cor do carro, por exemplo, implica na atualização da sua documentação.

Fonte:Ig Carros